Pastoral Universitária realiza terceira edição da ‘Juquitrilha’

Padre Renato Alves | Quinta, 11 Abril 2019 10:52
Pastoral Universitária realiza terceira edição da ‘Juquitrilha’ Arquivo pessoal

Em 6 de abril de 2019, com o apoio da Pastoral Universitária e da Paróquia Santa Paulina,  aconteceu a 3ª Caminhada Ecológica na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Juquitiba.

Apelidada pelos participantes de “JUQUITRILHA”, seu trajeto de aproximadamente 11 km foi mantido como nos anos anteriores, partindo da comunidade Matriz, no bairro Jardim das Palmeiras com ponto final na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Juquiazinho.

Nesta edição, contamos com mais de 300 participantes que, num clima de paz e união, caminharam e refletiram sobre o tema “Desarmamento: A única arma que devemos exaltar é a cruz”; tema este de vital importância, já que a banalização da vida humana em função dos interesses econômicos e patrimoniais, do ódio mútuo e do preconceito é cada vez mais constante, e, paralelamente, também é fortalecida a falsa e perigosa ilusão de que possuir uma arma de fogo constitui-se em direito de defesa do cidadão e que o exercício de tal “direito” é caminho para a promoção da paz na sociedade.

De modo diferente nos ensina o Papa Francisco: "Nós realmente queremos a paz? Então, vamos banir as armas para não ter que viver no medo da guerra."

É notável que o “amor ao próximo” pregado por Cristo é deixado à parte, ao invés de pô-lo em prática, os que se consideram superiores, julgam e condenam os erros dos outros, crêem que há dignos e indignos de receber o perdão, e que há os que devem pagar com a vida pelos erros cometidos. Daí nasce o brado que suscita a necessidade das armas nas mãos das pessoas.

Entretanto, remando contra tal correnteza, seguimos a temática de nossa caminhada ecológica, exaltando a cruz como a única forma de vitória contra os poderes do maligno, pois, Aquele que nela foi pregado não nos ordenou que pegássemos em armas e destruíssemos os irmãos, mas, ao contrário, nos ordenou que oferecêssemos nosso amor gratuitamente a todos.

32
30
29
28
27
25
24
23
22
21
20
19
18
17
16
15
14
13
12
11
10
9
8
7
6
31
5
4
3
2
1