Pastoral da ecologia e meio ambiente da Diocese de Campo Limpo presente no Sínodo

Redação | Sábado, 05 Outubro 2019 18:53
Pastoral da ecologia e meio ambiente da Diocese de Campo Limpo presente no Sínodo Sheyla Leite

A Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Campo Limpo estará presente no Sínodo para a Amazônia, anunciado pelo Santo Papa Francisco durante a celebração do Ângelus na Praça São Pedro, no dia 15 de outubro de 2017 e, que ocorrerá este mês os dias 06 e 27, em Roma. O tema do encontro será “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral” e contará com a presença de vários bispos, padres, religiosos, discípulos e missionários dos nove países que formam o bioma Amazônico.

O assessor da PASECOMB (Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente), padre Darci Bortolini angariou recursos e enviará o membro da pastoral, Diego Amorim Xavier como representante da pastoral diocesana e articulador do movimento de pastorais ambientais do Brasil.

Além de participar das atividades promovidas na Tenda Casa Comum – espaço de apoio aos padres sinodais – o representante da Diocese de Campo Limpo irá ministrar palestra no Centro Internacional Juvenil San Lorenzo em Roma no dia 12 de outubro, apresentando as realidades das pastorais ambientais do Brasil e a construção da Pastoral Nacional Ambiental como resposta ao pedido do santo Padre de ‘Cuidar da Casa Comum’.

O Padre Darci, também é o assessor do Projeto Mawako, que atua em São Gabriel da Cachoeira – AM, na cidade mais indígena do Brasil. A equipe do Projeto também estará em Roma e enviará uma delegação.

O grupo de missionários e voluntários do Projeto e o representante diocesano da PASECOMB se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, forania Morumbi, para articular e planejar os trabalhos e atividades que desenvolverão em Roma.

Para Diego Amorim “o sínodo para Amazônia será o espaço de encontrar vários movimentos e grupos pastorais ambientais da região amazônica e que serão fundamentais para a construção da futura Pastoral Nacional da Ecologia e Meio Ambiente”. Neste sentido, o representante diocesano levará uma carta, endossada por oito dioceses brasileiras, ao Santo Padre, pedindo sua benção e apoio para a criação da Pastoral Nacional.

Todos que desejarem acompanhar o dia a dia das atividades e bastidores do Sínodo para Amazônia, poderão fazê-lo através das as redes sociais da Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Campo Limpo e dos canais oficiais diocesanos.

IMG0111
IMG0103
IMG0098