fbpx

A semente foi lançada: Missão Além Fronteiras 2020

Por Padre Charles e Simone Reis, membros da Comunidade Missionária de Villaregia | Quarta, 05 Fevereiro 2020 10:11
A semente foi lançada: Missão Além Fronteiras 2020 Divulgação

O COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) de Campo Limpo chega a mais uma edição da Missão Além Fronteiras. No dia 18 de janeiro, partiram para diocese de Santos, um grupo de 80 missionários das diversas paróquias de nossa diocese.  Um grupo de 28 missionários foi para Paróquia Nossa Senhora da Assunção na periferia de Santos e os outros 62 seguiu para Paróquia Santa Rosa de Lima, na periferia do Guarujá. Leia alguns dos depoimentos desta experiência do anúncio do evangelho em regiões onde a sede do amor de Deus é grande.

Simone: “Fomos acolhidos no morro de São Bento, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção que é conduzida pelos Franciscanos, aqui a realidade é marcada pela exclusão social e pelo tráfico de drogas, porém recebemos imenso carinho do Frei João e muitos gestos de atenção dos paroquianos”.

Notamos a importância de trabalhos como esse quando iniciamos as visitas junto aos paroquianos, é ai que descobrimos histórias de dor e sofrimento que até mesmo o povo local desconhece. Através do anúncio do amor de Deus é possível levar conforto as diversas famílias e lhes dá novas esperanças.

Algumas experiências:

Conhecemos uma mãe que sofre com as muitas tentativas de suicídio de seu filho de 19 anos. Sozinha com outra criança pequena luta pela vida dos dois. Em outra casa nos deparamos com uma senhora de 54 anos acamada que recebe o cuidado de seus dois filhos, um deles de 14 anos que escuta o chamado da mãe quando ela sem sensibilidade e cega pede para ser trocada. O esposo ao saber da doença fugiu com outra mulher e há pouco tempo retornou agressivo e quebrando tudo, revoltado. São situações assim com as quais nos deparamos, desconhecida até mesmo daqueles chamados a evangelizar.

Vários são os desafios enfrentados, um simples banho depois de um dia de visita e os muitos morros enfrentados com muito sol ou chuva, mas, a alegria missionária de comunicar o amor de Deus aos nossos irmãos permanece inabalável.

“Os missionários foram acolhidos com muita alegria pelos irmãos da paróquia Santa Rosa de Lima, por meio, de uma noite cultural. Iniciamos as visitas no domingo após missa de envio celebrada pelo pároco Alex. O grupo foi dividido em duas comunidades da paróquia, encontramos realidades de pobreza e a dificuldade do tráfico de drogas onde existe a tristeza de ver crianças já envolvidas”, Padre Charles.

O coração da missão são as visitas, os missionários chegam com o coração cheio de tantas experiências. Uma senhora que sofre com a depressão há anos ligou para um dos membros paroquiais após a visita dos missionários agradecendo e manifestando a sua alegria pelos efeitos da visita. Outro grupo de missionários parou na praia com alguns pescadores e ali anunciaram ali mesmo o amor de Deus, muitos se sentindo tocados e se comoveram partilhando a necessidade de buscar a Deus.

Outra atividade que vem tocando as crianças das duas paróquias visitadas é a gincana, que mesmo sendo difícil organizar, transmite o amor de Deus através de brincadeiras que envolvem até as famílias.

Um fruto que já podemos contemplar da missão é o aumento das pessoas na participação da Santa Missa. A semente foi mesmo lançada! Agradecemos a Deus pelo povo de fé que nos recebeu de forma linda. Confiamos à oração de cada pessoa que ler este artigo, para que esta missão continue produzindo frutos.