fbpx

Pastoral Fé e Política reafirma os princípios de atuação na primeira reunião do ano

Samantha Freitas | Segunda, 10 Fevereiro 2020 16:45
Pastoral Fé e Política reafirma os princípios de atuação na primeira reunião do ano Arquivo Pessoal

No último sábado, 8 de fevereiro, tivemos uma reunião em continuidade à retomada da Pastoral Fé e Política na Diocese de Campo Limpo, com representantes das quatro regiões episcopais. Participaram representantes da Paróquia Jesus de Nazaré, em Itapecerica da Serra; Paróquia Divino Espírito Santo, Parque Regina; Paróquia Santa Cruz, Jd Umarizal; Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila das Belezas; Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Santa Margarida Maria, em Taboão da Serra; Paróquia Santa Isabel, Jd Rosana; Paróquia São Paulo Apóstolo, Campo Limpo. Além de lideranças da Pastoral Operária, Pastoral da Criança, CNLB Diocesano, Fórum de Pastorais Sociais da Região Episcopal 1 e Comunidades Eclesiais de Base, e com atuação no movimento negro, movimento de mulheres, juventude, movimentos de moradia, saúde, educação e sindicatos.

Após reafirmar os princípios de atuação da Pastoral Fé e Política da Diocese de Campo Limpo, foi discutido a elaboração de um caderno de subsídio e o planejamento de encontros formativos nas 4 regiões episcopais neste primeiro semestre de 2020, estruturados de acordo com os seguintes eixos: 1) Fé e Política e a importância da participação das leigas e leigos na política; 2) centralidade das políticas públicas em nossas vidas cotidianas; 3) prioridades locais, ações comunitárias e critérios para o voto consciente.

Foi ressaltada a importância das diversas formas de atuação política nos territórios da Diocese do Campo Limpo, considerando as experiências dos movimentos sociais, das pastorais sociais e das comunidades paroquiais dos 7 municípios, sempre em diálogo com as especificidades locais que conhecemos e sobre as quais atuamos e com os dados sócio-econômicos da região, fornecendo orientações e critérios para o voto consciente: o combate à corrupção, ao clientelismo, às formas veladas de compra de votos, à participação de candidatos ligados ao crime na política e às fakenews, buscando a garantia de políticas públicas que efetivem os direitos sociais e mudem os contextos de profunda violência de muitos de nossos bairros.

Acontecerão reuniões formativas e de auxílio a constituição de grupos de fé e política nas paróquias das diferentes regiões episcopais da Diocese. Participe conosco desta construção!

Informações com Samantha Freitas - Tel/Whatsapp: 96575-2727