Em breve teremos um novo site! Fique atento.

Saúde alimentar e gestão profissional são temas do 40º EDIOS

Pela primeira vez acontece também encontro das cozinheiras paroquiais.

Elizabeth Aída Petersen Batista | Sexta, 26 Maio 2017 14:52
Saúde alimentar e gestão profissional são temas do 40º EDIOS

Na quarta-feira, 26/04/17, aconteceu o 40º EDIOS – Encontro de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais dedicado à Formação, e também o 1º Encontro Diocesano de Capacitação para Cozinheiras das Residências Paroquiais, que contou com a nutricionista funcional, Dra. Gisela Savioli, responsável pela alimentação do Papa Bento XVI e sua comitiva, quando da ocasião da V Conferência do Episcopado Latinoamericano e caribenho, em Aparecida, bem como com sua assistente, Dra. Caroline Savioli, que  abordaram o tema central da manhã: “Desafio do bem: 30 dias”, título do livro de autoria da Dra. Gisela, enfatizando o que podemos fazer para inserir uma alimentação saudável a fim de potencializar o nosso cotidiano.

A exposição feita pela Dra. Gisela foi muito esclarecedora e interessante, através de slides e de seu conhecimento partilhado nessa importante área de manutenção do bem-estar e também de cura através da alimentação adequada. Dra. Gisela convidou a TV Canção Nova que esteve presente em nosso encontro, fazendo várias tomadas durante o encontro que serão veiculadas no programa Mais Saúde.

 Por conta desse tema, até mesmo a alimentação oferecida no dia, café da manhã, almoço e coffee-breaks, incluindo um fruit-break, seguiram as orientações das nutricionistas, a fim de que os participantes pudessem perceber como é possível alimentar-se adequadamente e de maneira favorável à sua saúde. Participaram 102 pessoas, sendo 88 secretária(o)s e atendentes paroquiais e 16 cozinheiras, das Paróquias da Diocese de Campo Limpo, nesse encontro destinado à formação, que tem por tradição tratar de um tema para crescimento pessoal e consequentemente também profissional, mas também um período do dia sobre temas voltados ao atendimento da secretaria paroquial.

 Por se tratar de um tema que versa sobre a saúde alimentar de cada um, Pe. Marcos Joaquim Patrício, Coordenador Geral da Pastoral, sugeriu que o encontro fosse também aberto às cozinheiras das residências paroquiais, pois da boa alimentação depende a saúde de nossos sacerdotes a fim de poderem atender bem ao povo que lhe solicita. As cozinheiras reuniram-se no período da tarde com a Dra. Caroline Savioli, que tratou especificamente com elas, sobre o cuidado no manuseio e preparo dos alimentos. Dra. Gisela também se fez presente nessa parte específica voltada às cozinheiras, que ficaram muito satisfeitas com sua presença e importantes orientações e dicas para seu cotidiano. Para encerrar a tarde de capacitação às cozinheiras, Pe. Cesar Silva Rossi, assessor diocesano da Ação Evangelizadora das Associações, Movimentos e Novas comunidade falou sobre “Maria, inspiração para o serviço amoroso no cuidado ao lar”, agradecendo-as como sacerdote pelo cuidado e carinho que elas têm pelos padres, que é muito importante para o bem-estar deles, orientando que todo esse serviço amoroso seja feito também através da intercessão orante a Deus por cada um deles.

 O período da tarde às secretárias e secretários e atendentes paroquiais tratou de temas importantes para a secretaria paroquial, a saber: Pe. André Dimas Nogueira Dieguez, Chanceler do Bispado e Vigário Judicial Adjunto da Câmara Eclesiástica da Diocese de Campo Limpo, orientou sobre as causas de nulidades matrimoniais, passando as orientações necessárias para o atendimento paroquial; em seguida, foi dado um retorno pelas secretárias que participaram do 2º CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais, sobre esse evento realizado no período de 21 a 24 de março de 2017 em Aparecida, e três dos temas lá abordados foram repassados pelas secretárias participantes, que gentilmente colaboraram partilhando parte do importante conteúdo lá recebido, a saber: - Retorno sobre o 2º CONASPAR pelas secretárias: Camila Perrucini Costa Garcia e Neidiná Algaves, da Par. São Judas Tadeu – Forania Campo Limpo; - Autogestão do ambiente profissional e missionário da secretaria paroquial pela secretária Angélica Caselatto de Jesus, da Par. Cristo Libertador – Forania M’Boi Mirim; e – Maria como modelo para a secretaria paroquial, por Marli Navarro da Par. Maria Mãe da Igreja – Forania M’Boi Mirim, que encerrou o encontro com um forte momento de espiritualidade mariana e também testemunho próprio no atendimento ao público. A todas elas agradecemos imensamente pela preciosa ajuda!

 Uma oficina com tema geral: “Gentileza no trabalho: secretários sempre motivados”, foi feita pelos próprios participantes que, divididos em quatro grupos, teatralizaram quatro subtemas: 1 – Como não acolher as pessoas na secretaria paroquial; 2 – Como acolher bem as pessoas na secretaria paroquial (telefone e pessoalmente); 3 – Como acolher mesmo dizendo não (relacionado também a normas e prazos, pessoas insistentes etc.) e  4 – Domínio e transmissão da informação: um fardo ou um testemunho de comunhão, levando todos a uma reflexão dos desafios cotidianos no atendimento feito na secretaria paroquial e como superá-los com profissionalismo e postura de evangelizadores.

 O encontro teve um toque muito especial pois contou com a participação ativa e alegre de uma comissão diocesana de secretária(o)s e atendentes paroquiais, sob o incentivo do Pe. Marcos Joaquim Patrício, que atuaram de maneira eficaz, voluntariamente, colaborando com os contatos e várias partes do evento. Dessa comissão fazem parte de 1 a 2 secretários paroquiais de cada Forania - um(a) representante e um(a) vice-representante (vide tabela abaixo), e a equipe do setor pastoral, sob o acompanhamento do Padre Coordenador Geral da Pastoral, Pe. Marcos Joaquim Patrício e também do Padre Assessor da Área de Ação Evangelizadora do Laicato, à qual essa comissão pertence, Pe. Rodolfo Marinho de Sousa.

 Por se tratar do Ano Nacional Mariano, a comissão preparou um momento lindo para a oração inicial, com velas que foram acesas e depois com a entrada solene da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida cujo manto estendia-se por todos os participantes, e encerrou-se também com um momento mariano, após a palestra e momento de espiritualidade feito pela Marli Navarro.

 A Comissão Diocesana de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais agradece a adesão e participação de todos que fizeram desse momento ocasião de fraternidade e reflexo da comunhão com nossa igreja diocesana e convida para o próximo encontro, de confraternização, que já está pré-agendado (dia 25/10/17 ou 08/11/17, aguardando confirmação do local solicitado), o 41º EDIOS.

 

Comissão Diocesana de Secretária(o)s e Atendentes Paroquiais
pertencente à Área de Ação Evangelizadora do Laicato

Forania – Região Episcopal

Nome

Paróquia

CAMPO LIMPO – RE 1

Representante:

Maria de Fátima Rodrigues

Sagrado Coração de Jesus

Vice-representante:

Flávia Dourado da Silva

Senhor dos Passos e N. Sra. das Dores

SÃO JOSÉ – CR – RE 1

Gustavo Barbosa Costa Silva

São Bento

SÃO LUIZ – CR – RE 1

Clélia Maria Ambrósio

Divino Espírito Santo

EMBU DAS ARTES – RE 2

Representante:

Naiara Soares Andrade Fernandes

Todos os Santos

Vice-representante:

Angélica de Souza Ferreira

São Judas Tadeu e Santa Clara

ITAP. DA SERRA – RE 2

Tathiane Alves dos Santos Soares

N. Senhora das Dores

M’BOI MIRIM – RE 3

Flademir Nardeli

Par. Sto. Eugênio de Mazenod

MIRIM-GUAÇU – RE 3

Regina Aparecida Vianna

Par. Santíssima Trindade

MORUMBI – RE 4

Maria dos Anjos Holanda Dantas

Par. Santa Suzana

Lucinalva Leonel Barreto

Par. N. Sra. do Paraíso

TABOÃO DA SERRA – RE 4

Luzinete Martins Gonçalves

Par. N. Sra. Aparecida

 

IMG0509

Dra. Gisela Savioli conduz encontro com as secretárias paroquiais

IMG0275
IMG0523
IMG0505
IMG0470
IMG0360
IMG0346
IMG0338
IMG0336
IMG0317
IMG0244
IMG0629
IMG0541
IMG0509 IMG0275 IMG0523 IMG0505 IMG0470 IMG0360 IMG0346 IMG0338 IMG0336 IMG0317 IMG0244 IMG0629 IMG0541