fbpx

Paroquia São Luís Gonzaga faz nascer Pastoral Social e solidariedade na periferia

Pe. Andre Vascon | Sheyla Leite | Quinta, 21 Maio 2020 16:11
Paroquia São Luís Gonzaga faz nascer Pastoral Social e solidariedade na periferia Arquivo pessoal

Estamos contemplamos o Evangelho vivo em meio à pandemia. Presenciamos o plantio de joio e trigo no meio de nossa sociedade, e embora os dois crescem lado a lado, o trigo da solidariedade vem se tornando alimento para tantas pessoas e o joio da descrença será certamente lançado ao fogo. É verdade, tudo vai passar, mas o trigo da solidariedade continuará fazendo a diferença na vida de todos.

No mês de março, a Paróquia São Luis Gonzaga, forania Mirim-Guaçu, começou a arrecadação de alimentos nos bairros periféricos do seu entorno. “Desta forma, com a solidariedade dos pequenos, no mês de abril conseguimos oferecer a 86 famílias as primeiras cestas básicas, enquanto no mês de maio alcançamos outras 97 famílias e agora, para o mês de junho, temos a meta de ajudar mais de 200 famílias”, salienta o pároco Andre Vascom.

Ao mesmo tempo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, pela Cáritas Paroquial estão sendo atendidas 140 famílias das crianças e adolescentes matriculados nos dois CCA’s São Luís Gonzaga e Jardim dos Reis.

Esta ação movimentou a Paróquia inteira e muitos manifestaram o desejo de ajudar os irmãos neste tempo, partilhando o sentimento de fazer crescer o trigo da solidariedade. Assim, em meio à pandemia, nasceu oficialmente, no mês de abril, a Pastoral Social da Paróquia São Luís Gonzaga, que conta com 20 paroquianos como membros ativos.

Domingo Solidário

No dia 26 de abril, aconteceu o primeiro “Domingo Solidário” com o intuito de preparar um almoço para os nossos irmãos em situação de rua. Trabalhando em equipes, desde a cozinha até a entrega, conseguimos levar marmitex em diversos pontos de referência das regiões: Itapecerica da Serra, M’Boi Mirim, Jardim Ângela, Menininha e praça do Campo Limpo, totalizando 120 refeições.

Partilhamos alguns depoimentos dos nossos irmãos, que tivemos a alegria de escutar:

Que Deus abençoe o trabalho de vocês e dê saúde a vocês e suas famílias, para que possam nos ajudar, pois neste tempo as pessoas têm medo de dar comida para nós” (um irmão em situação de rua).

Eu quero aprender, eu quero ajudar o meu irmão, a solidariedade tem que continuar” (um membro de umas das equipes de trabalho).

O mais difícil é ver que somos uma gota no oceano, pois são muitos os que necessitam todos os dias na porta da nossa paróquia.Não consigo ficar em casa sabendo que meu próximo sente fome” (Samanta, CCA São Luís Gonzaga).

Com muita alegria e comoção podemos dizer que hoje nossa Pastoral Social está ajudando toda a Paróquia São Luís Gonzaga na busca de ser sempre mais Igreja samaritana mesmo em tempos de isolamento social e atento cuidado para a prevenção do contágio, aceitando o desafio de um trabalho que começou em tempo de crise,mas que poderá semear e colher muitos frutos.

8
7
6
4
5
1
2