fbpx

Papa Francisco aprova nova Missa votiva com o título de 'missa em tempo de pandemia' e oração especial para Sexta-feira Santa

O papa Francisco aprovou dois novos textos litúrgicos a serem usados ​​durante a pandemia de coronavírus: o primeiro é uma "missa em tempo de pandemia" e o segundo é uma intenção especial a ser usada durante a liturgia da sexta-feira deste ano.

America Magazine / Por Colleen Dulle | Quarta, 01 Abril 2020 16:38
Papa Francisco aprova nova Missa votiva com o título de 'missa em tempo de pandemia' e oração especial para Sexta-feira Santa

A Congregação para o Culto Divino enviou os textos aos bispos do mundo e os publicou em seu site.

O cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino, escreveu no decreto que acompanha os textos da Missa, neste dia 30 de março: “Nestes dias, durante os quais o mundo inteiro foi gravemente atingido pelo vírus Covid-19, muitos pedidos vieram a este dicastério para poder celebrar uma missa específica para implorar a Deus que acabasse com essa pandemia. ”

Os textos, também publicados em latim, podem ser utilizados para qualquer missa durante a pandemia, exceto: solenidades; Domingos no Advento, Quaresma e época da Páscoa; a oitava da Páscoa; Dia de todas as Almas; Quarta-feira de Cinzas; e Semana Santa. Os decretos são efetivos imediatamente, para que a Missa possa ser celebrada usando esse texto já hoje.

A notícia foi relatada pela primeira vez em um blog hospedado pelo New Liturgical Movement, depois confirmado pelo correspondente do Vaticano, Gerard O'Connell.

O cardeal Sarah escreveu em um segundo decreto que uma intenção especial geralmente pode ser adicionada às intenções da Sexta-feira Santa "em uma situação de grave necessidade pública".

"A celebração da paixão do Senhor na sexta-feira santa tem um significado particular por causa da terrível pandemia que atingiu o mundo inteiro", escreveu o cardeal. “De fato, no dia em que celebramos a paixão redentora e a morte de Jesus Cristo na cruz, que como um cordeiro morto tomou sobre si o sofrimento e o pecado do mundo, a igreja levanta a voz em oração a Deus Pai Todo-poderoso para toda a humanidade, e em particular para os que mais sofrem, enquanto ela espera com fé a alegria da ressurreição de sua esposa. ”

A intenção da Sexta-feira Santa diz “por todos aqueles que sofrem as conseqüências dessa pandemia” e pede a Deus que “olhe com compaixão a condição triste de seus filhos que sofrem por causa dessa pandemia; aliviar a dor do doente; dê força àqueles que cuidam deles; bem-vindos à vossa paz aqueles que morreram; e, durante todo esse período de tribulação, conceda que todos possamos encontrar conforto em seu amor misericordioso. ”

O texto da Missa em Tempo de Pandemia também reza pelas pessoas afetadas: “Olhe com compaixão pelos aflitos, conceda descanso eterno aos mortos, consolo aos enlutados, cura aos enfermos, paz aos moribundos, paz aos moribundos, força aos profissionais de saúde, sabedoria para nossos líderes e coragem para estender a todos no amor, para que juntos possamos glorificar seu santo nome. ”

Acesse e o link para os formulários das orações, clicando aqui.

Acesse aqui o PDF contendo todos os decretos e orações apenas em Português.