fbpx

CCM oferece curso de formação específica para engajados na animação e na Pastoral Missionária

CNBB | Quarta, 26 Maio 2021 11:42
CCM oferece curso de formação específica para engajados na animação e na Pastoral Missionária

O curso “Ad Gentes”, do Centro Cultural Missionário (CCM), acontece de 24 a 28 de maio de forma on-line, das 19h30 às 21h, com leitura, estudo e aprofundamento de textos. A iniciativa visa oferecer uma formação específica a engajados na animação e na pastoral missionária.

Seu foco é qualificar e capacitar agentes de pastoral para a ação e a animação missionária em suas respectivas comunidades, dioceses e projetos missionários, além de aprofundar a compreensão e a evolução da missão na história, a visão dos desafios missionários hoje, os fundamentos bíblicos e teológicos.

Com assessoria dos padres Estêvão Raschietti, missionário Xaveriano, e o Joachim Andrade, missionário da Congregação do Verbo Divino, o curso Ad Gentes conta com conteúdo programático voltado para as dimensões bíblica, histórica, pastoral e espiritual da missão ad gentes.

Padre Djalma Antônio da Silva, diretor do CCM, disse que participam desta formação mais de cem pessoas. “O objetivo é exatamente formar missionários e missionárias, leigos e leigas, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastorais, líderes de comunidades, membros de novas comunidades e catequistas para o trabalho missionário, para que enviados pela Igreja possam anunciar a alegria do Evangelho às pessoas que estão afastadas”.

No último dia da formação, 28, padre Djalma salienta a participação de dom Odelir José Magri, presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina), que irá encerrar o curso com “uma fala de esperança e de animação e força para todo os participantes”.

Confira a programação da semana:

24/05- Dimensão bíblica – Origens e significado da missão ad gentes: fontes bíblicas da missão como “mãe” da Igreja em saída. – Pe. Estêvão Raschietti

25/05- Dimensão histórica – Modelos e paradigmas históricos e antropológicos da missão ad gentes ao longo dos tempos. – Pe. Joachim Andrade

26/05- Dimensão teológica – A missão hoje: uma abordagem teológica. Uma nova compreensão de missão a partir do Vaticano II até Francisco. – Pe. Estêvão Raschietti

27/05- Dimensão pastoral – A missão hoje: uma abordagem pastoral. Elementos para uma animação missionária e uma pastoral missionária. ­ – Pe. Estêvão e Pe. Joachim.

28/05- Dimensão espiritual – Espiritualidade missionária em perspectiva contextualmente universal e decolonial. – Pe. Joachim Andrade.

 

Próximos cursos

O próximo curso a ser oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), é o “Iniciação à Doutrina Social da Igreja”, nos dias 7 a 11 de junho.

Podem se inscrever àqueles que tenham interesse em se aprofundar no ensinamento social da Igreja Católica,  com a finalidade de buscar orientações a vivência pessoal e pastoral de cristãs e cristãos nos dias de hoje.

O curso irá introduzir o conhecimento da Doutrina Social da Igreja; apresentar os principais documentos da Doutrina;  tratar de seus principais temas e fundamentos; relacionar a Doutrina com a Missiologia.

A formação será realizada por videoconferência e contará com a assessoria do padre Paulo Adolfo, secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (Cefep). Os encontros serão gravados e disponibilizados para os participantes.

Confira o conteúdo temático:

Dia 07/06 – O que é a Doutrina Social da Igreja – uma primeira conversa.

Dia 08/06 – Fundamentos bíblicos e patrísticos da DSI.

Dia 09/06 – Principais documentos da DSI, conteúdo e contexto.

Dia 10/06 – Princípios / eixos, temática da DSI.

Dia 11/06 – O magistério social do Papa Francisco.

Até o final do ano, padre Djalma salientou que outros cursos serão oferecidos. “Peço que sigam as ofertas de curso dessa instituição no site do Centro Cultural Missionário”, finaliza.

Interessados poderão se inscrever aqui: https://ciaticket.com.br/e/iniciacao-a-doutrina-social-da-igreja17052021-339?height=600

Saiba mais sobre o CCM: https://www.ccm.org.br/