fbpx

Orientações Diocesanas da Fase Emergencial do Plano São Paulo

Dom Luiz Antônio Guedes | Sexta, 12 Março 2021 18:03
Orientações Diocesanas da Fase Emergencial do Plano São Paulo

A Diocese de Campo Limpo, em unidade com os órgãos de saúde pública, entende que a situação que ainda estamos vivendo é grave e exige que acolhamos, em espírito de cooperação as medidas do Governo do Estado. 

Conclamamos todos os sacerdotes e suas respectivas paróquias, homens e mulheres comprometidos com o bem comum, lideranças leigas da nossa Igreja, que neste período de pandemia e superlotação dos nossos hospitais, colaborem na prevenção dos casos de Covid-19. 

Convidamos todos à oração pelas vítimas, pelas autoridades, pelos médicos e profissionais da saúde e por todo o povo de Deus para que cumpram as medidas de cuidado pela vida que é dom e compromisso de todos. 

 

Fase Emergencial do Plano São Paulo

(Período de 15 a 30 de março)

 Caríssimos irmãos Presbíteros, Diáconos, Religiosas, Religiosos e Todos os Fiéis

Neste momento difícil da pandemia que estamos atravessando, a Diocese de Campo Limpo, em obediência aos apelos do Evangelho que nos pede para defender a vida e vida em plenitude (cfJo 10,10), orienta todas as Paróquias e Comunidades para cumprirem as determinações do Governo do Estado de São Paulo e desta forma buscar a intensificação dos cuidados necessários para reduzir os impactos da proliferação do coronavírus (COVID-19). 

Nesta nova Fase Emergencial do Plano São Paulo, as atividades religiosas coletivas foram incluídas entre aquelas com restrição completa. Isto significa que as celebrações com a presença dos fiéis e outras atividades que impliquem aglomerações não serão permitidas de 15 a 30 de março. Como fizemos no ano passado, as celebrações e outras possíveis atividades sem a presença dos fiéis podem ser transmitidas pelas redes sociais. As Igrejas permanecerão abertas para acolher aqueles que desejarem fazer suas orações individualmente e, eventualmente, receber algum sacramento que não gere aglomeração. Não haverá, neste período, atendimento presencial nas dependências da Cúria Diocesana, mas somente através dos e-mails, celulares e WhatsApp. Observem também os decretos dos municípios que estão presentes no território diocesano.

Exorto todos os sacerdotes e fiéis da Diocese de Campo Limpo a seguirem cuidadosamente todas as medidas de prevenção e orientações já recomendadas anteriormente, pois todos somos chamados a assumir responsavelmente um comportamento cuidadoso de uns para com os outros, principalmente os nossos irmãos sujeitos a maiores riscos e menos recursos.

Nossa Diocese de Campo Limpo continuará, mesmo com as missas presenciais suspensas, próxima e solidária com todos os seus filhos e filhas, alimentando-os com suas orações, com a Palavra de Deus e ansiosa para superarmos juntos este momento difícil que estamos atravessando.

 

São Paulo, 12 de março de 2021

 

 

Dom Luiz Antônio Guedes

Bispo Diocesano de Campo Limpo

 

 

Baixe o documento original aqui.