fbpx

Missa em ação das graças pelo 55º Dia Mundial da Comunicação reúne agentes da Pascom e mensagem especial de Dom Mol

Redação | Segunda, 17 Maio 2021 14:44
Missa em ação das graças pelo 55º Dia Mundial da Comunicação reúne agentes da Pascom e mensagem especial de Dom Mol Andrea Rodrigues dos Santos

A Pastoral da Comunicação diocesana se reuniu no dia 16 de maio, Ascensão do Senhor, para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021. A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais diocesanas.

O DMC é tradicionalmente celebrado na Solenidade da Ascensão do Senhor, e teve como tema “‘Vem e verás’ (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Neste ano, Papa Francisco em sua mensagem publicada em 23 de janeiro – Memória de São Francisco de Sales – ressaltou a necessidade de “sair da presunção cômoda do, já sabido, e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspetos”.

A Santa Missa, realizada Catedral Sagrada Família, foi presidida pelo bispo Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo pároco da paróquia catedral Sandro Ely de Oliveira – a celebração contou também com da coordenação diocesana da Pascom. Em sua homilia Dom Luiz, ressaltou que: “É necessário que nós saibamos utilizar bem os meios de comunicação social e termos uma visão crítica deles”, pontou também sobre o risco que corremos quando nos tornomas propagadores das Fakenews, “Peçamos a Deus também para que o discernimento esteja sempre presente nas nossas ações no uso das redes sociais”, e agradeceu o trabalho incansável da Pastoral da Comunicação nesta pandemia.

Um momento de ação de graças ressaltou o crescimento da pastoral durante a pandemia, lembrou os ensinamentos e liderança do Assessor Diocesano da Pascom e Setor Comunicação, Padre Rodrigo Antônio da Silva, ausente na celebração por recuperação de sua saúde e contou ainda com uma mensagem especialmente enviada para os pasconeiros da Diocese de Campo Limpo de Dom Giovani Mol Guimarães - Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, que ressaltou a importância de aderir à proposta do Papa Francisco na mensagem para este dia de, comunicar encontrando as pessoas onde e como são.

Leia a mensagem na íntegra:

“Vem e verás” (Jo 1, 46).

Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são

 

Está é a mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco para o 55º dia Mundial das Comunicações que celebramos hoje, Solenidade da Ascensão do Senhor. Comunicar é uma missão que acompanha os primeiros encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comunicação humana autêntica.

O ano de 2020 fez a Pastoral da Comunicação Diocesana assumir ainda com mais engajamento, a proposta cristã: o amor. É sempre o amor que distingue os cristão, quem não aceita o amor não pode ter qualquer pretensão de integrar a comunidade de Jesus.

A Pascom é uma pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Esta é uma pastoral que está a serviço da ação evangelizadora da Igreja de maneira transversal.

Nós aqui reunidos ou unidos através desta transmissão queremos recordar o quão importante é e foi a missão do ‘vem e verás’ para toda a comunicação da Igreja. Com o agravamento da pandemia mundial ainda no primeiro trimestre de 2020 e com a necessidade de continuar levando o Evangelho a todos, uma rede, com as suas incontáveis expressões, pode multiplicar a capacidade e o entendimento de fazer chegar, ainda que de forma remota, o Evangelho, fazendo nascer ou consolidar as Pascom’s em dezenas das nossas paróquias por todo território diocesano.

Foram e são tempos desafiadores, no aprendizado do uso da tecnologia, por exemplo: quando cabos, botões e programas de computador pareciam nos desafiar. Mas na comunicação, algumas coisas só se podem aprender, experimentando. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos e isso também foi um desafio para o nosso Bispo, padres e diáconos, que com coragem assumiram conosco o COMUNICAR encontrando as pessoas onde estão e como são, através de tantas transmissões ao vivo, que muitas certamente confortou, alegrou e revigorou a fé na impossibilidade de estarmos reunidos na Casa de Deus.

Queremos agradecer, ao Senhor Dom Luiz e a todos os padres que, incentivam e rezam pelos agentes da Pascom e aqui em nossa cúria, em particular pelo Setor Comunicação, neste momento tão difícil que estamos vivendo, de pandemia e o isolamento social, sempre reconhecendo este esforço e o resultado positivo que temos tido em levar a Palavra de Deus aos lares, às nossas Igrejas domésticas.

Um agradecimento também muito especial, a Coordenadora Diocesana da Pascom, Elaine Macedo, que carinhosamente chamamos de Lia, a todos os agentes que aceitaram transmitir o fascínio de comunicar Jesus e ao Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação e Setor Comunciação Padre Rodrigo Antônio da Silva, que nos ensina a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção ao essencial e a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Que o Senhor nos conceda a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos.

Veja mais fotos:

IMG3830
IMG3799
IMG3792
IMG3791
IMG3789
IMG3814
IMG3811
IMG3807
IMG3805
IMG3821