fbpx

CELAM convida o Povo de Deus a "buscar novos caminhos e estratégias para promover a opção missionária"

O Papa Francisco incentiva o CELAM a "servir com solicitude e promover uma sociedade mais humana, equânime e fraterna".

Setor Pastoral | Quinta, 01 Julho 2021 16:51
CELAM convida o Povo de Deus a "buscar novos caminhos e estratégias para promover a opção missionária"

Ref. Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe – Processo de Escuta.

Caríssimos,

O Papa Francisco nos fez um grande convite e um grande desafio: a realização da Primeira Assembléia Eclesial para toda a Igreja da América Latina e Caribe, reunindo todas as forças evangelizadoras a partir da beleza que é o nosso batismo.

É um desejo pessoal do Papa que, ao invés de realizar a 6ª Conferência Episcopal, fosse convocada uma Assembléia Eclesial com a participação prioritária dos leigos e leigas nos dias 21 a 28 de novembro, na cidade do México. Será realizada no formato presencial com uma pequena delegação local e no formato também virtual com representantes dos demais países da América Latina e Caribe.

Pedimos o apoio, a participação e o comprometimento de todos os padres, diáconos, seminaristas, coordenadores, comunidades, organismos, associações, pastorais, vida religiosa e principalmente os leigos e leigas, para tornar ainda mais público este convite e iniciarmos o processo de escuta que irá colocar a Diocese de Campo Limpo e toda a Igreja neste caminhar em direção a Assembléia Eclesial. Todos somos convidados a participar deste importante evento para a nossa Igreja; através do processo de escuta poderemos avaliar nossa caminhada pastoral, iluminar os passos a serem dados em vista da sinodalidade e de uma Igreja em Saída. Para isso, a participação de todos é fundamental. Outras informações já podem ser adquiridas no site www.asambleaeclesial.lat (da forma que está escrito) e em breve também no site da Diocese de Campo Limpo (www.dcl.org.br)

Buscando tornar acessível a participação nesse processo, o Regional Sul 1 da CNBB, promoverá no dia 07 de julho, das 19h30 às 21h, um encontro formativo on-line, para que possamos compreender melhor este processo de escuta e os passos que devemos seguir para realizá-lo.  Será assessorado pelo Pe Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB e membro da Comissão Nacional de Animação da Assembléia Eclesial. Para participar é necessário fazer a inscrição gratuitamente até o dia 06 de julho pelo formulário do Google Forms, disponível em:

https://forms.gle/vbgGFM9pZCe2nLAm6

No dia do evento, a Secretaria do Regional Sul 1 da CNBB enviará para todos os inscritos o link do encontro, que será realizado pela plataforma Zoom. Dúvidas e mais informações podem ser solicitadas com a Sheyla – Secretária Pastoral pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Watsapp (11) 94752-9491 em horário comercial.

Como discípulos missionários em saída, caminhemos sob a proteção da Virgem de Guadalupe.